As Comissões surgiram a partir de um pedido da direção para a Psicologia, “cuidar das pessoas”através de assessoria na área de RH. Trabalho que tem sido articulado com o Depto Pessoal e os colaboradores da empresa identificados com esta demanda de cuidados e investimentos no humano.

Assim, as Comissões se constituíram a partir das demandas escutadas, e os temas abordados são SocialAmbiental e Técnica. Navegue e conheça um pouco do trabalho e da vida interna na empresa.

Comissão Ambiental

Comissão Ambiental parte do pressuposto de que a responsabilidade com a redução do lixo é tarefa de todos. E, neste enfoque, o encaminhamento adequado dos resíduos na proposta de reciclagem, é o cuidado permanente junto ao ambiente interno de trabalho e junto ao ambiente local também, considerando o bairro e a cidade.

Esta comissão é composta por colaboradores da Estação Brasil Calçados Ltda que formam um coletivo de representação dos diversos setores da empresa. O trabalho tem por objetivo a conscientização em relação aos cuidados para com o meio ambiente através da discussão de assuntos voltados à legislação, à redução dos impactos inerentes ao modo de produção fabril. Além da promoção em relação ao fortalecimento da responsabilidade e da qualidade interna e sócio ambiental, diante do desafio da redução do lixo. As reuniões são mensais ou conforme as demandas de trabalho.

 

Projeto Empresa Amiga do Meio Ambiente

A Estação Brasil Ltda desde 2011 participa das edições do Projeto Amiga do Meio Ambiente da FUNDAMENTAL, uma organização não governamental com fins não econômicos instituída pela ACINH/CB/EV.

A Tchocco concorda com a Fundação no que tange à prevenção e ao estímulo diante da responsabilidade com as questões ambientais que “assumem cada vez mais destaque na sociedade moderna, repercutindo em políticas governamentais, bem como no setor produtivo do país e do mundo. As agressões ao meio ambiente, se não forem evitadas ou minimizadas, em breve tornarão o processo de degradação irreversível, conduzindo ao comprometimento da qualidade de vida das próximas gerações” (Fundamental).

 

Alertando a comunidade para os riscos

Palestra sobre o mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus Zyka que causa dengue na população em geral e microcefalia em bebês de gestantes. Palestrantes do curso de Biomedicina da Feevale, conveniada da PMNH, foram convidados para esta ação de cunho preventivo, de conscientização diante dos riscos da proliferação do mosquito, anterior à chegada do verão-2017 no Rio Grande do Sul.

http://www.feevale.br/acontece/noticias/convenio-de-prevencao-e-combate-a-dengue-entenda-o-trabalho

 

Dia do Meio Ambiente

No dia do Meio Ambiente deste ano, aproveitando a oportunidade para relembrar e promover a coleta interna de óleo de cozinha, os colaboradores Tchocco foram presenteados com uma barra de sabão deste mesmo óleo de cozinha, produzido pela cooperativa de trabalho Mundo Mais Limpo !

www.mundomaislimpo.org.br

Lembrando à cada um de que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de 1 pessoa em 14 anos de vida.

A Comissão Ambiental que estava aguardando a reativação do Projeto Empresa Amiga do Meio Ambiente realizou uma Visita Técnica à Fundamental, na Central de Resíduos Sólidos Industriais ( localizada no bairro Roselândia em Novo Hamburgo ) também comemorativa ao Dia do Meio Ambiente-2017.

http://www.fundamental.org.br/?s=dia+da+visita+&lang=en

 

Comissão Social

A Comissão Social tem como objetivo agregar as pessoas, suas ideias e assim resgatar e promover aspectos da cultura já presentes também no campo de trabalho, considerando a condição social do ser humano e do trabalhador. Assim, nesta perspectiva de humanizar o ambiente de trabalho, valorizando datas e ações sociais discutidas e planejadas em reuniões mensais ou conforme as demandas, resulta no Calendário Tchocco de datas representativas para a equipe.

A comissão é composta por colaboradores da Estação Brasil Calçados Ltda que formam um coletivo de representação dos diversos setores da empresa.

Comemorações mais lembradas !

As comemorações que envolvem a família, é o que percebemos, ficam mais lembradas pelos colaboradores no calendário cultural planejado. O Dia das Mães e dos Pais fica lembrado e incentivado pela Tchocco, com a mensagem aos colaboradores da empresa manterem o cuidado na relação com seus filhos e netos, considerando que a cada idade destes há oportunidades diferentes nas funções materna e paterna. E, não poderia faltar o Dia das Crianças que tem sido comemorado de diferentes formas, seja através de festas internas ou de rua para as crianças.  Quando é criado o tempo para brincar, escutar histórias e contos, deliciar-se com um cardápio de festa e, em anos anteriores, também ganharam brinquedos. Seja como nos dois últimos anos em que a diversão ficou garantida através do projeto Sessão Família no Cinespaço, junto ao shopping da cidade.

A Revolução Farroupilha fica anualmente relembrada e assumida em comemoração através de um almoço preparado pelas chefias. Sendo que estes cozinheiros voluntários já são considerados profissionais por quem saboreia os carreteiros, entreveros no pão e o típico costelão na brasa!

As festas de final de ano já são tradição na Tchocco, ou seja, comemorar o ano vivido e convivido, em grande parte, com os colegas de trabalho, com a rede de clientes e representantes.

Comemoração que permite observar a trajetória trilhada e o relançamento do novo ano!

 

Parceria com a comunidade !

Parceria para confecção de aventais com Oficina Criação e Costura, da Associação de Moradores do bairro.

 

E olhem os papais vestindo o presente da Tchocco !

Gesto que busca marcar a importância da presença dos pais na vida de suas filhas e filhos, para além do ambiente de trabalho, no convívio e acompanhamento das vidas destes.

Participação da I Semana Municipal do Brincar, instalada a ilha do brincar no corredor de ônibus no centro da cidade e auxílio na divulgação da semana junto ao município. A casinha que está aí montada é o resultado do trabalho da equipe mágica da Tchocco – corte, costura e montagem de mamães, papais e avós!

Neste tempo estressor em que há efeitos no e do mercado, desde recrudescimentos no consumo, até busca de soluções muitas vezes excessivamente justificadas por cálculos econômicos, os trabalhadores ficam inseguros quando mudanças previdenciárias e trabalhistas ficam propostas sem o devido tempo de discussão. Panorama que necessitou abertura de espaço para que os trabalhadores pudessem escutar e tirar dúvidas com o auxílio do Comitê Municipal em Defesa da Previdência Social-2017, composto por representantes dos sindicatos da região. Atividade organizada em parceria – Estação Brasil Calcados Ltda.- Tchocco, Associação de Pais e Mestres da EMEF João Goulart, localizada no bairro, e Associação de Moradores dos bairros Rincão e Petrópolis.

 

Comissão Técnica

A Comissão Técnica visa aumentar a conscientização e incentivar a formação de trabalhadores no setor de calçados. Promove a recepção de colaboradores que procuram melhorias técnicas, através de cursos disponíveis no mercado, permitindo também a discussão e apresentação do material estudado e transformado para a realidade de seu setor. Quanto ao acesso a projetos de treinamento vocacional que envolvem inclusão social e desenvolvimento de mão-de-obra. A comissão é composta por chefes dos setores da empresa e por colaboradores que têm interesse na participação.

A Comissão Técnica é responsável pelo projeto Jovem Aprendiz na empresa. A associação é com o Senai – Serviço Nacional de Ensino Industrial-NH.

Visita à fábrica de dois grupos de adolescentes do CREAS-NH, jovens que procuram conhecer o mercado de trabalho. Momento em que os Jovens Aprendizes de Tchocco, juntamente com os profissionais da RH e Comissão Técnica, conseguiram remover dúvidas e dar explicações sobre o acesso a vagas e processo seletivo na empresa.

 

Reunião da Rede Viajante que reúne profissionais da região ocidental da cidade para discutir questões relacionadas à infância, adolescência, suas políticas e questões relacionadas às instituições que hospedam projetos ou cuidam desta população e suas famílias.

Nesta reunião que ocorreu na fábrica, houve a participação do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, equipe de Novo Hamburgo, acessado pela Tchocco para apresentar para as escolas da região e outras representações de setores do PMNH, o Projeto Jovem Aprendiz. Nossos aprendizes adolescentes estavam presentes para dar sua opinião sobre o processo de registro e treinamento no curso escolhido na criação e produção de calçados, enquanto também frequentava a escola regular no contra-turno.